Sequência didática: Trabalhando com música em sala de aula.


Justificativa:

A Sequência didática: Trabalhando com música em sala de aula foi pensada para ser desenvolvida nas escolas públicas estaduais, em especial de Nova Soure – Bahia, de forma que gradativamente a música possa ser respeitada no currículo. Além disso, para melhor subsidiar aos professores no desenvolvimento de atividades, respeitadas as diretrizes do projeto estruturante da rede Festival Anual da Canção Estudantil – FACE do Estado da Bahia.

Objetivos das sequência didáticas:

  1. Desenvolver estas sequências didáticas articulando a proposta do Festival Anual da Canção Estudantil – FACE do Estado da Bahia.
  2. Aproximar os alunos de vários gêneros musicais mediante orientações pedagógicas.
  3. Desenvolver no aluno a sensibilidade para  a identificação do som e suas variantes o ritmo e a linguagem.
  4. Desenvolver o raciocínio, a sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
  5. Trabalhar a música no currículo escolar.
  6. Lançar tarefas que propiciem momentos intercalados de apreciação de diversas obras, produção musical, leitura de textos, escrita de relatos e confecção de desenhos
  7. Estimular o estudo das modalidades musicais com o debate sobre o que significa uma produção artística de qualidade.
  8. Propiciar momentos de estudos para reforçar os níveis: fonológico , morfológico, fraseológico: comoas orações se estruturam, semântico e textual.

Público Alvo: Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Area do curriculo: Linguagem.

Sequência didática 1:

Nesta sequência didática, o professor deverá:

  1. Assistir ao DVD Língua Portuguesa, Volume III, 25, da TV Escola que trata da Análise de Letras de Música, de forma colaborativa com os professores das disciplinas afins, para  em seguida desenvolver uma atividade com os alunos.
  2. Explicar para os alunos os vários estilos musicais, podendo utilizar pequenos vídeos, textos, esquemas espostos em slides.
  3. Promover um debate com os alunos.

Sequência didática 2:

Nesta sequência didática, o professor deverá:

  1. Organizar os alunos na sala ou no pátio para a escuta de várias músicas,  os mesmos deverão se movimentar conforme o andamento e a intensidade da melodia. 
  2. Escolher uma música para expor para os alunos, preferencialmente, uma conhecida por todos que não possui palavras ofensivas no que tange a atitudes de discriminação.
  3. Propor que um aluno leia a letra da música de forma poética.
  4. Pedir que todos cantem a música.
  5. Organizar um roteiro  com  questões relacionadas ao tema/assunto da música trabalhada e entregar ao alunado.
  6. Pedir que os alunos socializem as respostas, para quais o mesmo deverá fazer as devidas intervenções.

Sequência didática 3:

Nesta sequência didática, o professor deverá:

  1. Explicar os conceitos de Propor que, em grupo, os alunos escolham um estilo musical e, consequentemente, uma canção para parodiar, cujas temáticas possam envolver, por exempol, os seguintes temas: Meio Ambiente, Respeito ao Idoso, Direitos das Crianças e Adolescentes .
  2. Depois da construção e ensaio, cantar para os demais alunos da turma.

Sequência didática 4:

Nesta sequência didática, o professor deverá:

  1. Pesquisar  textos que tragam  as passagens que estabelecem a trajetória da música  no Brasil.
  2. Apresentar exemplos dessas e de outras produções contemporâneas para existentes.
  3.  Pedir  que os alunos registrem as  características e pontos interressantes.
  4. Trabalhar, exemplificando, a versificação, rima, verso e características da música.
  5. Discutir com os alunos sobre a música, a partir das seguintes questões: As letras são longas ou curtas? Expressam algum sentimento, contam alguma história? Você considera que o ritmo é acelerado ou lento? Ele apresenta variações? Na sua percepção que instrumentos são usados?  E as rimas, como são? O refrão que se repete?
  6. Registrar  todas as características percebidas.

Sequência didática 5:

Nesta sequência didática, o professor deverá:

  1. Trabalhar os conteúdos da música: ritmo, duração, intensidade, altura, timbre; as características dos instrumentos musicais e a apreciação de obras musicais.
  2. Propor aos alunos atividades em grupo.
  3. Apresentar as atividades com as músicas, envolvendo tanto no seu aspecto gramatical, quanto os possíveis temas.
  4. Orientar aos alunos a compor  letra da música  em grupo ou/e individual.
  5. Intervir no ensaio e apresentação do esboço da  música, sendo um dos sujeitos da dupla o interpréte, podendo, também, o autor ser interpréte.
  6. Propor aos alunos a intensificação dos ensaios, com suporte de artista/profissional.
  7. Sugestionar o  figurino e maquiagem dos intérpretes.

Sequência didática 6:

Nesta sequência didática, o professor deverá:

  1. Formar equipes de alunos para colaborar na preparação do cenário.
  2. Providenciar o som e o músico, com apoio da direção.
  3. Pedir a direção que convidem os jurados em parceria com a organização, se houver necessidade.
  4. Organizar a pauta de apresentação dos cantores/intérpretes.
  5. Coordenar o evento: a apresentação do Festival da Canção Estudantil ou ação correlata.

Autora: Robélia Aragão da Costa

(Professora/Coordenadora Pedagóca)

About these ads