Sequência Didática para trabalhar com o celular em sala de aula.


Justificativa: 

As escolas estão tendo dificuldades de desenvolver um trabalho pedagógico com o uso do celular, uma vez que a tecnologia ainda está distante da proposta pedagógica defendida pela mesma. A maioria dos professores não tem propriedade para explorar as várias vertentes tecnológicos e os alunos não conseguem se desvincular do uso da tecnologia. O celular é o principal recurso tecnológico usado em sala de aula por alunos, os quais usam deliberadamente, sem limites, chegando a interferir em suas capacidades de concentração. Como não podemos desconsiderar o poder do celular, pensei em propor esta sequência didática como uma forma de mostrar possibilidades do uso do mesmo em favor dos momentos de aprendizagem escolar funcional.

Disciplinas: Das áreas de Linguagens.

Série/Ano: Adaptável.

Objetivos:

Promover a comunicação entre os pares;
Utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem;
Explorar conteúdos das disciplinas por meio da tecnologia;
Otimizar o tempo em sala de aula.
Sequência Didática:

1. Peçam aos alunos que levem o celular para a sala de aula;

2. Coletem o número do celular de cada um;

3. Elejam um tema/assunto para os alunos tratarem considerando o conteúdo explorado ;

4. Registrem em uma folha os números dos celulares com os respectivos nomes dos proprietários. Façam um sorteio dos números de celulares entre os participantes da turma;

5. Peçam que os alunos digitem uma mensagem – SMS, sobre a importância das relações humanas, para o colega contendo: vocativo, texto/mensagem, despedida e assinatura;

6. Peçam ao colega que recebeu a mensagem que der retorno;

7. Depois, formem grupos com no minimo 04 (quatro)alunos;

8. Os grupos deverão pesquisar a história do aparelho de celular , respeitando os parâmetros do processo de comunicação;

9. Agora, cabem aos professores dividir tarefas entre os grupos:

Grupo 1: Montar uma linha do tempo com informações e imagens sobre o aparelho de celular, associando aos contextos sociais e históricos.

Grupo 2: Pesquisar sobre o uso de celular e a internet e apresentar em forma de seminário, considerando a temática;

Grupo 3: Usar o celular para fotografar imagens associadas ao tema eleito e fazer uma exposição;

Grupo 4: Usar o celular para fazer um vídeo informativo e criativo sobre a temática. Em seguida, exibir o vídeo em data show.

Grupo 05: Fazer um teste/questionário com questões abertas e fechadas em dupla, sendo que sentarão um distante do outro, para que fale ao celular as questões e o outro responda, vice-versa.

7. Por fim, promovam um grande debate sobre O uso do celular no ambiente educativo: limites e possibilidades. Este deverá ser conduzido pelo professor.

Robélia Aragão

Professora/Coordenadora Pedagógica

Anúncios