Sequência Didática para trabalhar ortografia das palavras através do facebook.


Justificativa: 

O uso do Facebook foi ampliado e atingiu as diversas camadas sociais, ainda mais quando os instrumentos tecnológicos, a saber tablet e celular,  ficaram mais acessíveis. Invadiu a escola e hoje está disputando com as aulas ministradas ao longo da semana, pois os alunos não conseguem se desligar das redes sociais. Perante este contexto, urge a necessidade de propormos metodologias pedagógicas que prendam a atenção dos alunos e assegurem elementos inovadores e contextuais. Afinal, a escola está ficando distante da vida e interesse dos alunos, os quais vivem numa sociedade veloz e competitiva. Para aproximar, urge a necessidade de práxis diferenciadas por meio de sequencias didáticas mais envolventes.

Disciplinas: Língua Portuguesa.

Série/Ano: Adaptável.

Objetivos:

  • Explorar o uso do Facebook didaticamente;
  • Trabalhar as questões ortográficas;
  • Utilizar a gramática para a consulta;
  • Montar uma página no facebook.

Sequência Didática:

  • O professor deverá dar uma aula sobre O bom uso das redes sociais;
  • O professor deverá trabalhar a ortografia correta de algumas palavras, considerando as dificuldades de grafia e significado.
  • O professor deverá formar grupos de no minimo 04 (quatro);
  • Os alunos deverão fazer uma pesquisa no facebook de palavras erradas, tendo ética para não citar nomes dos donos das páginas.
  • Montar uma coletânea  dos nomes escritos errados, registrando ao lado a palavra certa, separada e o significado.
  • Palavras escritas corretamente ou errado. Montar uma página  do facebook para a turma. Eis a sugestão de  nome: Certo ou Errado: palavras e seus significados.
  • Registrar a pesquisa feita no facebook. da turma, colocando os nomes escritos errados, registrando ao lado a palavra certa, separada e o significado.
  • Utilizar a criatividade para a montagem das postagens, incluindo textos que contenham  as palavras pesquisadas.
  • Promover uma Roda de Conversa sobre a forma que as pessoas escrevem nas redes sociais, com a participação de convidados.

Robélia Aragão

Professora/Coordenadora

Anúncios