Avaliação do Processo Educativo no término do ano letivo: passo-a-passo.


1. Leve aos Professores a ideia de que todos devemos nos avaliar ao término do ano.

a) Apresente uma música que marcou o ano letivo. Peçam que comentem sobre a mesma.

b) Leve um vídeo com imagens das ações desenvolvidas. Faça uma breve retrospectiva do exercício.

2. Apresente os pontos positivos e negativos ocorridos no processo educativo.

a) Relação entre professores e professores

b) Relação entre professores e demais servidores

c) Relação entre direção e equipe

d) Relação entre equipe da escola e alunos

e) Relação entre escola e comunidade

3. Valide o positivo, focando atenção nos negativos ansiando a superação no ano seguinte.

a) Aspectos positivos – listar as ações que devem ser reforçadas.

b) Aspectos Negativos – listar as ações que devem ser atingidas tendo em vista os objetivos, metas e programas oficiais.

4. Lide com serenidade diante dos conflitos e embates.

– Diante de uma discussão pode ocorrer atitudes de conflitos e embates, respire fundo, não perca o foco nem serenidade.

5. Correlacione o resultado da escola com a atuação de todos que compõem a comunidade educativa.

– A escola para obter êxito nas ações necessita que todos atuem com responsabilidade.

( Robélia Aragão)

Anúncios