Sequência Didática: Trabalhando regras e comportamento na instituição escolar no início do ano letivo.


Tema: Regras e comportamentos na instituição escolar.

Objetivos: 

– Observar as regras escolares, refletindo sobre as mesmas;

– Colaborar para que os alunos analisem e compreendam as regras escolares na organização da convivência escolar;

– Abordar a temática transversal Ética possibilitando o trabalho pedagógico com as noções de respeito e justiça;

– Apropriar-se das regras e normas regimentais.

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio.

Duração: Duas semanas.

Sequências de ação:

1. Formação de grupos, por exemplo 04 (quatro), para a realização da atividade.

2. Pedi que os alunos, durante no mínimo  03 (três) dias observem a postura dos sujeitos envolvidos em âmbito escolar, quer seja alunos e/ou funcionários.

3. Pedi que listem as observações feitas, a saber: São rígidos? Há abertura de espaço para discussão  para que os sujeitos manifestem suas opiniões? Os alunos são obrigados a cumprir as regras mesmo sem saber das suas existências? Como os funcionários tratam os alunos? Como tratam os seus pares? …Dentre outras.

4. Nos dias seguintes, os grupos deverão retratar as regras observadas, expondo-as em murais,  lousas e slides. Devem, também, expô-las mediante discussão entre os grupos. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar a coleta de dados/informações realizadas.

5. Em seguida, os grupos deverão expor suas proposições acerca das regras observadas.

6. O professor deverá discutir com a classe falando da possibilidade das propostas elencadas  ou não do encaminhamento das proposições, associando ao Regimento Escolar.

7. Cada grupo deverá ler o regimento da escola, em especial os capítulos que tratem acerca dos direitos e deveres dos alunos, bem como de todos os membros da escola. Logo, deverão fazer simulações no trato das regras e comportamentos.

8. Por fim, o professor junto com a direção/coordenação  deverão promover um Seminário: Regimento Escolar: nosso guia das regras e comportamentos na escola. Deverá haver a participação de toda comunidade escolar neste seminário.

9. A equipe escolar deverá distribuir, se possível, cópias dos direitos e deveres dos alunos, de modo que sejam respeitadas durante todo ano letivo.

Metodologia:

Será desenvolvida numa perspectiva interacionista na qual os participantes deverão trocar conhecimentos e experiências, tendo o professor como mediador. Serão utilizadas leituras individual e em grupo, pesquisas bibliográfica e de campo, produção textual e exposição dialogada.

Avaliação:

O professor devera observar a postura dos grupos, elegendo como elementos norteadores: registro das observações, argumentações de ideias, exposição oralizada da pesquisa e a participação efetiva durante a proposta de trabalho.

Robélia Aragão 

Professora e Coordenadora Pedagógica

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