Sequência Didática: Música Popular Brasileira/ Marinheiro só


Sequência Didática: Música Popular Brasileira

Tema: Folclore e Cultura

Tipo de atividade: Leitura

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos

Autora: Robélia Aragão

Música  01: Marinheiro só.

Leitura e interpretação de Música

Objetivos (capacidades que se pretende que os alunos desenvolvam):

valorizar a nossa cultura popular;

– estabelecer uma relação entre a oralidade e a escrita;

– usar as estratégias de leitura – antecipação e checagem;

– interpretar a canção associando ao seu conhecimento de mundo;

– compreender que a música integra o currículo escolar;

– explorar o texto musical;

– respeitar as orientações expostas;

– usar corretamente as palavras escritas de modo convencional.

Procedimentos Didáticos:

O professor deve:

– fazer uma breve abordagem sobre a relação existente entre o folclore e a cultura, vinculando às atividades anteriores;

– explicitar sobre a importância da nossa Música Popular Brasileira (MPB), associando às questões étnico-raciais;

– ler a letra da música junto aos alunos, de modo dinâmico, a saber, iniciando a leitura do primeiro verso, os alunos coletivamente devem ler o segundo, e, assim sucessivamente;

– cantar a música com os alunos, organizando, previamente, os mesmos numa roda;

– orientar os alunos no que tange ao roteiro de estudo proposto;

– fazer inferências à medida que os questionamentos forem feitos pelos alunos;

– fazer a correção das respostas dos alunos de modo colaborativo.

O aluno deve:

– prestar atenção à abordagem feita pelo professor sobre a relação existente entre o folclore e a cultura;

– articular seus conhecimentos aos expostos pelo professor sobre a importância da nossa Música Popular Brasileira (MPB), associando às questões étnicas;

– discutir sobre as causas do preconceito sobre a nossa música;

– acompanhar a leitura da música a partir da cópia recebida;

– participar da leitura  da letra da música, seguindo as orientações do professor;

– entrar na roda para cantar a música e dançar junto aos demais;

–  ficar atento as orientações dadas  sobre o roteiro de estudo proposto;

– consultar o texto com frequência;

– destacar palavras no texto;

–  expor questionamentos ao professor, quando as dúvidas surgirem;

– usar o senso crítico;

– encontrar as respostas das questões, sozinho;

– relacionar os quadradinhos da cruzadinha a escrita de cada palavra, para evitar omissão de letras no registro da mesma.

Roteiro de Atividade: Marinheiro só.

A partir da leitura da  música Marinheiro Só, responda as questões a seguir:

  1. Quantos versos possuem a canção?
  2. Liste as palavras encontradas no texto, que podem rimar:
  3. Quais palavras são relacionadas ao universo marítimo?
  4. Quais palavras caracterizam o Marinheiro? Monte o perfil.
  5. Qual estado brasileiro é citado na canção? Exponha sua visão acerca da cultura existente neste estado.
  6. Por que esta música é cantada em diversas manifestações culturais? Cite pelo menos um exemplo destas manifestações. Qual a importância da melodia e dos instrumentos no desenvolvimento desta canção?
  7. Há um preconceito existente, quanto à mesma, no meio em que vivemos. Explicite.
  8. Responda a cruzadinha abaixo à proporção que as palavras sejam encontradas no texto.Dicas: Natureza; Local; Cor; Estado; Acessório; Característica; Transporte; Sentimento; Cidade.

    Cruzadinha Autora Robélia

Anúncios