Sequência Didática: Música Popular Brasileira/ Ciranda da Rosa Vermelha


Tema: Folclore e Cultura

Tipo de atividade: Leitura e Escrita.

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos

Autora: Robélia Aragão

Música  02: Ciranda da Rosa Vermelha.

rose-1619566_1920

Leitura e interpretação de Música

Objetivos (capacidades que se pretende que os alunos desenvolvam):

valorizar a música popular brasileira;

– estabelecer uma relação entre as tradicionais canções  e a escrita;

– interpretar a canção associando ao seu conhecimento de mundo;

– compreender que a música integra o currículo escolar;

– explorar o texto musical, considerando a estrutura, possibilidades de interpretação e as questões gramaticais;

– respeitar as orientações expostas;

– usar corretamente as palavras escritas de modo convencional;

– produzir um texto.

Procedimentos Didáticos:

O professor deve:

– fazer uma retomada da abordagem sobre a relação existente entre o folclore e a cultura;

– explicitar sobre a importância da nossa Música Popular Brasileira (MPB);

– ler e cantar a música de modo dramático para os alunos;

– cantar a música com os alunos, organizando, previamente, os mesmos numa roda;

– estabelecer uma discussão com os alunos acerca dos relacionamentos amorosos, nos quais um dos parceiros é submisso;

– abordar de modo crítico-reflexivo sobre preconceito versus o empoderamento da mulher na sociedade atual;

– orientar os alunos no que tange ao roteiro de estudo proposto;

– fazer inferências à medida que os questionamentos forem feitos pelos alunos;

– explicar de modo direto as classes gramaticais e outras questões correlacionadas;

– fazer a correção das respostas dos alunos de modo colaborativo.

O aluno deve:

– prestar atenção à abordagem feita pelo professor sobre a relação existente entre o folclore e a cultura;

– articular seus conhecimentos aos expostos pelo professor sobre a importância da nossa Música Popular Brasileira (MPB) relacionando a cultura/folclore;

– acompanhar a leitura da música a partir da cópia recebida;

– prestar atenção na apresentação dramatizada da música feita pela professora;

– participar da leitura  da letra da música, seguindo as orientações do professor;

– entrar na roda para cantar a música e dançar junto aos demais;

– participar da discussão sobre as causas do preconceito e empoderamento da mulher na sociedade atual;

–  ficar atento as orientações dadas  sobre o roteiro de estudo proposto;

– consultar o texto com frequência;

– destacar palavras/expressões no texto, afim de ressaltar possíveis respostas às questões propostas;

–  expor questionamentos ao professor, quando as dúvidas surgirem;

– usar o senso crítico-reflexivo;

– produzir um texto.

 roses-878703_1280

Roteiro de Estudo:  Ciranda da Rosa Vermelha (Elba Ramalho)

  1. Qual o título da música?
  2. Qual o refrão da música? Transcreva.
  3. Qual o assunto tratado na música? Interprete –a.
  4. Cite a palavra composta existente na música. A qual classe gramatical ela pertence?
  5. No verso:

“Sou tua cama, teu engenho, teu moinho”

Identifique os substantivos e os pronomes. Classifique-os.

  1. Por que na letra da música o amor é relacionado à morte? Explicite.
  2. Qual o sabor do beijo? A qual figura de linguagem podemos associar?
  3. Na letra da música ocorreu a personificação de alguns elementos. Quais foram?
  4. Encontramos trechos na música que imitam a vida normal no que se refere aos relacionamentos conjugais. Há submissão da “rosa” na relação com “beija-flor”? Como isso fica evidente?
  5. Quando o machismo fica claro na postura do “beija-flor”? Exponha criticamente.
  6. O verso “Ai, meu bem querer” exprimi qual sentimento?
  7. Na música há o emprego de classes gramaticais. Leia, observe e registre por escrito o que se pede:
  8. Identifique 3 (três) substantivos:
  9. Identifique 2(dois) adjetivos:
  10. Identifique 3 (três) verbos:
  11. Identifique 3 (três) pronomes possessivos:
  12. Identifique 1(um) pronome tratamento:
  13. Identifique 1(uma) interjeição:
  14. Identifique 1(um)artigo indefinido:
  15. Produzir uma carta, na qual a “rosa” se despede do “beija-flor”, deixando-o para viver sua liberdade sentimental, sua vida de modo independente. Use os aspectos textuais/organizacionais exigidos na produção de uma “carta”.

 

Anúncios