Dica: Profissional do Magistério que pode dar aulas de Educação Física e Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Desde dezembro de 2010, temos  uma Resolução CEB nº 07, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ,  fixando diretrizes para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Trata de assuntos pertinentes, dentre estes,  orienta que  nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental – etapa da Educação Básica, os componentes curriculares Educação Física e Arte sejam ministrados pelo professor regente da turma  ou  por professores licenciados nos respectivos componentes. Logo, para que não tenhamos mais dúvida,  tanto um licenciado em Pedagogia quanto um  Professor  formado no Curso Normal/ Magistério –  Ensino Médio  podem  dar aulas destes componentes curriculares para  os alunos da turma em que atuem. 

Pontos relevantes:

– Por conta da faixa etária da criança facilita a criação de vínculos; Professor regente se refere aquele que dar maior parte das aulas do currículo; professor, independente da formação, que atua neste segmente, deve passar por formação continuada  para trabalhar com estes componentes curriculares; atentar para estas questões a época das reestruturações das redes para elaboração/atualização de planos de carreira. 

Referência: Resolução CNE/CEB nº 7/2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Espero ter colaborado!

Abraços, Robélia